1Um dia, Davi recebeu a notícia de que os filisteus estavam atacando a cidade de Queila e roubando cereais das eiras.
2Davi perguntou ao Senhor: ´Devo ir e atacá-los?`. E o Senhor lhe respondeu: ´Sim, vá, lute contra os filisteus e liberte Queila`.
3Contudo, os homens de Davi disseram: ´Estamos com medo mesmo aqui, em Judá. Imagine como seria em Queila para lutar contra os exércitos filisteus!`.
4Davi consultou o Senhor novamente e, mais uma vez, o Senhor respondeu: ´Vá a Queila, pois eu entregarei os filisteus em suas mãos`.
5Então Davi e seus homens foram a Queila. Massacraram os filisteus, tomaram todos os seus rebanhos e libertaram o povo daquela cidade.
6Quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para juntar-se a Davi em Queila, trouxe consigo o colete sacerdotal.
7Saul soube que Davi estava em Queila. ´Agora ele não tem como escapar de nós!`, exclamou. ´Deus o entregou em minhas mãos, pois ele se enfiou numa cidade com portões e trancas!`
8Saul reuniu todo o seu exército para marchar até Queila e cercar Davi e seus homens.
9Contudo, Davi soube do plano de Saul e pediu a Abiatar, o sacerdote: ´Traga o colete sacerdotal!`.
10Então Davi orou: ´Ó Senhor, Deus de Israel, ouvi que Saul planeja vir e destruir Queila porque estou aqui.
11Será que os líderes de Queila vão me trair e me entregar a ele? E Saul virá, de fato, conforme ouvi? Ó Senhor, Deus de Israel, por favor, responde-me!`. E o Senhor respondeu: ´Ele virá`.
12Mais uma vez, Davi perguntou: ´Os líderes de Queila entregarão a mim e a meus homens a Saul?`. E o Senhor respondeu: ´Sim, entregarão`.
13Então Davi e seus homens, que agora eram cerca de seiscentos, partiram de Queila e começaram a andar sem rumo por aquela região. Quando Saul foi informado de que Davi tinha escapado, desistiu de ir a Queila.
14Davi permaneceu nas fortalezas do deserto e na região montanhosa de Zife. Saul o perseguia continuamente, mas Deus não permitiu que o encontrasse.
15Então, perto de Horesa, Davi recebeu a notícia de que Saul estava a caminho do deserto de Zife para procurá-lo e matá-lo.
16Jônatas, o filho de Saul, foi encontrar Davi e o animou a permanecer firme em Deus.
17´Não tenha medo!`, disse Jônatas. ´Meu pai jamais o encontrará! Você será o rei de Israel, e eu serei o segundo no comando, como meu pai, Saul, sabe muito bem.`
18Então os dois renovaram seu compromisso solene diante do Senhor. Depois Jônatas voltou para casa, enquanto Davi ficou em Horesa.
19Os habitantes de Zife, porém, foram até Saul em Gibeá e disseram: ´Sabemos onde Davi está escondido. Está nas fortalezas de Horesa, na colina de Haquilá, no sul de Jesimom.
20Desça quando estiver preparado, ó rei, e nós apanharemos Davi e o entregaremos em suas mãos!`.
21´Que o Senhor os abençoe!`, disse Saul. ´Finalmente alguém se preocupou comigo.
22Vão e verifiquem onde ele está e quem o viu ali, pois dizem que ele é muito astuto.
23Descubram o esconderijo dele e voltem quando tiverem certeza. Então irei com vocês. E, se ele estiver naquela região, eu o encontrarei, mesmo que precise procurar por todo canto de Judá!`
24Os homens de Zife voltaram para casa à frente de Saul. Enquanto isso, Davi e seus homens foram para o deserto de Maom, no vale de Arabá, ao sul de Jesimom.
25Quando Davi soube que Saul e seus homens o procuravam, foi ainda mais para o interior do deserto, até a grande rocha, e permaneceu no deserto de Maom. Saul, porém, continuou a persegui-lo naquela região.
26Saul e Davi agora estavam em lados opostos de uma montanha, e Davi fugia apressadamente de Saul. No mesmo instante que Saul e seus homens cercaram Davi e seus homens para prendê-los,
27chegou uma mensagem urgente para o rei, informando que os filisteus estavam atacando Israel outra vez.
28Então Saul deixou de perseguir Davi e voltou para lutar contra os filisteus. A partir dessa ocasião, o lugar onde Davi estava acampado passou a ser chamado de Selá-Hamalecote.
29Depois, Davi saiu dali e foi viver nas fortalezas da região de En-Gedi.